Limitações à contabilidade nacional

 1. Explicita o conceito de Economia Paralela e suas componentes, expostas por Nuno Gonçalves.

A economia paralela se refere, a cada empresa que realiza um projeto econômico fora da lei e do controle do estado, especialmente em relação ao pagamento de impostos.

Economia subterrânea- atividades em que o ramo é legal mas escapam à contabilidade nacional porque, evitam o pagamento de impostos, evitam o pagamento de descontos sociais, etc;

Economia ilegal- tipos de produções ilegais como, a produção de bens e serviços cuja produção, venda ou posse é ilegal (drogas);  Produção legal, mas praticadas por pessoas não autorizadas;

Economia Informal- atividades cujos bens se destinam ao autoconsumo e escapam facilmente à contabilidade nacional(donas de casa, bricolage);

2. Porque é que a população acha melhor não pagar os impostos?
Refere a argumentação de Sofia Santos.

De acordo com Sofia Santos a população escolhe não pagar impostos, devido a  uma sensação que acaba por existir que "cumprir com as regras eu não ganho nada com isso", faz com que as pessoas pensem que o Estado não os ajuda Isto é que os cidadãos têm de cumprir com a sua parte (pagamento dos impostos), originando assim um sentimento de revolta pela população e consequentemente um ciclo vicioso. Sofia Santos também critica que as empresas e as pessoas tenham de pagar IVA.


3. Identifica a elite corrupta indicada por João Pedro Martins.
A "elite corrupta" é um grupo de cerca de 100 pessoas não mais que isso que circulam num "carrossel" entre o exercício de cargos governativos, o conselho de administração de empresas públicas, conselho de administração de multinacionais, a banca e finalmente regressam ao exercício de cargos governativos.


4. Como explica Helena Garrido o regresso da pergunta “com ou sem factura?”

Helena Garrido explica o regresso dessa pergunta através da degradação da atividade económica que irá incentivar a fuga ao fisco e o sentimento de injustiça e impunidade, o sentimento de impunidade sobretudo sobre a classe média e as classes mais desfavorecidas , estes sentimentos são completados com os sentimentos de que se pagam muitos impostos.

5. Refere como a teoria da felicidade explica a fuga ao fisco? (Helena Garrido)

A teoria da felicidade explica que a posição em relação ao outro é mais importante do que ganhar mais ou menos dinheiro, ou seja as discriminações entre a classe média e os demais ricos têm-se  agravado. Este agravamento pode levar não só à fuga ao fisco, como também a outras formas de fugir ao sistema.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini - CORREÇÃO

Análise Económica II (2017-2021)