Componentes do Rendimento (1995-2021) correçâo

 1. Verifica a importância relativa dos diversos sectores institucionais no pagamento de remunerações ao trabalho partindo do Quadro A.1.3.1.1 - Remunerações dos empregados (D.1) por setor institucional (preços correntes; anual).GDrive

Constrói/Publica um gráfico de colunas que mostre a importância de cada sector institucional. Comenta.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rf6YzY0StPjfjtFOp4qu6MP14bbl4Bn0kOvdPeEL8qg/edit?usp=sharing

Os setores que contribuem mais para as renumerações são as Sociedades não financeiras e as Administrações públicas, com um contributo de 66,0% e 24,3% em 2021.



2. Verifica como o excedente de exploração/rendimento misto se reparte pelos diversos sectores institucionais partindo do Quadro A.1.3.2.1 - Excedente bruto de exploração/ rendimento misto bruto (B.2g/B.3g) por setor institucional (preços correntes; anual).GDrive
Constrói/Publica um gráfico de colunas que mostre a importância de cada sector institucional. Comenta.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1evp3s11N7QCtI8BrIyQu5PuZLzCPCC9emhaQXq_Aigc/edit?usp=sharing

Neste gráfico podemos concluir que 45,8% e 40,6% dos rendimentos do capital foram repartidos pelas Sociedades não-financeiras e pelas Famílias no ano de 2021.



3. O Rendimento Interno é igual ao PIBpm. Verifica que

PIB a preços de mercado = Remunerações + Excedente Bruto de Exploração/Rend.Misto + Impostos líquidos de subsídios

Partindo do Quadro A.1.3.4.1 - PIB a preços de mercado na ótica do rendimento (preços correntes; anual) * GDrive
Constrói/publica dois gráficos que ilustrem a importância relativa das Remunerações, do Excedente Bruto de Exploração/Rend.Misto e dos Impostos líquidos de subsídios, um em Milhões de Euros, outro em valores percentuais.

Constrói um gráfico que mostre apenas a importância das remunerações no PIB.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1O2h0ZptTMVCeYDOxTdn7QMSFwNO-Hp7nncdUbub8bC4/edit?usp=sharing


7. Partindo do Rendimento disponível bruto das famílias (PORDATA), representa graficamente a evolução deste agregado, em valores absolutos e percentuais. Explicita a fórmula de cálculo implícita no quadro, e interpreta o indicador. (GDrive)


https://docs.google.com/spreadsheets/d/10sK7afXdOMH2XkJL94RjjmblsJVTbAw-LkN9dg3AbS4/edit?usp=sharing

Rendimento disponível das famílias = remunerações dos empregados + excedente bruto de exploração + rendimento de propriedade + outras transferências correntes - impostos correntes sobre o rendimento, património, entre outros + contribuições e prestações sociais

O indicador permite saber o fator que contribui mais para o rendimento disponível das famílias. Neste caso, ficamos a saber que a remuneração dos empregados é o fator que contribui mais para o rendimento disponível das famílias e o factor que contribui menos são as outras transferências correntes.


8. Verifica que Lisboa é a região onde as famílias dispõem de maior rendimento disponível por habitante, e constrói um gráfico que ilustre a distribuição do PIB por habitante por regiões partindo do Quadro D.1.1.5 - Produto interno bruto por habitante e NUTS III (preços correntes; anual). Comenta o gráfico prestando particular atenção à evolução das Regiões Autónomas. (GDrive)
NOTA: Utiliza as NUTS II.



 Lisboa é a NUT II que apresenta maior valo. O valor mais baixo verifica-se no Norte, seja qual for o ano analisado. A R.A Madeira tem sempre valores maiores que a R.A. Açores ao longo dos anos analisados.


Autoavaliação   50/50









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Curva de Lorenz e Coeficiente de Gini - CORREÇÃO

Análise Económica II (2017-2021)